segunda-feira, 25 de julho de 2011

SÍNDROME DO FRACASSO, POR LUIZ FLÁVIO GOMES



Uma conquista relevante em nossa vida consiste em aprendermos com nossos insucessos ou fracassos. Não é difícil descobrir, depois deles, onde erramos, qual estratégia não funcionou, o que faltou etc. Tudo isso tem que estar cumputado: faz parte de todo empreendimento (que pode dar certo ou não).
Se não tomamos os devidos cuidados, podemos ser vitimados pela síndrome do fracasso, o que constitui uma atitude bloqueadora de todos nossos futuros projetos. O risco é não querermos mais nenhum outro projeto ou empreendimento, ainda que seja uma extraordinária oportunidade. Mesmo depois do fracasso, não podemos fechar os olhos para novas oportunidades.

O fato, por exemplo, de não alcançarmos sucesso numa prova, num exame, num concurso, não pode ser motivo impeditivo para recomeçar nosso projeto de vitória. Aprender com os erros e olhar para frente. Sempre que verificarmos a mínima possibilidade de triunfo, nosso lado emocional (fracassado) não pode servir de trava para nos arriscarmos. Perder uma batalha na vida (ou muitas) não significa perder a guerra do sucesso. Recomeçar tem que ser sempre gratificante, sem repetir os erros do passado.